quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Escolhendo onde ficar e onde dormir...


Como nossa viagem é razoavelmente longa e optamos por visitar muitas cidades diferentes, tornou-se inviável dormir uma noite em cada cidade, pois teríamos que lidar diariamente com o estresse de carregar as malas para lá e para cá em taxis, ônibus, metrôs e/ou estações de trem, além de respeitarmos os horários do check in dos hoteís (geralmente após o meio dia).

Por isso, o primeiro passo após terminarmos o roteiro foi escolher quais cidades faríamos de pouso para nos hospedarmos e quais cidades visitaríamos no bate e volta de um dia. Traçamos o roteiro fazendo de pouso, 6 cidades: Roma, Sologno, Verona, Levanto, Florença e Praiano. Dessas cidades partiremos utilizando algum meio de transporte (provavelmente o trem) para visitar todas as outras do roteiro.
Nosso critério para escolha das cidades base foi simples: localização, atrações turísticas e sistema de transporte. As únicas cidades que não se encaixam exatamente nestes critérios são Sologno e Levanto, a primeira porque ficaremos hospedados na casa dos meus familiares e a segunda porque ficaremos no apartamento de veraneio da minha tia.

Nosso material de pesquisa

Após decidirmos as cidades, começamos uma busca pelos melhores bairros, levando em consideração: localização, proximidade com os sistemas de transporte e com as atrações turísticas e segurança.

Em Roma, a região perto do Termini apesar de ser a melhor em termos de proximidade com os sistemas de transporte, é perigosa, principalmente à noite. Os hotéis próximos ao Termini também não nos agradaram muito. Optamos pela região Trastevere, que parece ser mais tranquila e segura, além de possuir hotéis com uma infra estrutura melhor e mais opções de programas noturnos. O hotel que reservamos chama-se Relais Casa della Fornarina. Tem esse nome porque no século XVI, era a casa onde vivia a Fornarina (filha do padeiro), imortalizada na obra La Fornarina, do pintor Raffaello Sanzio.

Em Verona optamos pela região próxima a Arena. Encontrar um hotel com um bom custo/benefício em Verona foi uma das tarefas mais difíceis, pois a maioria é muito cara. Eu não fazia idéia que Verona fosse um destino turístico tão caro quanto Roma ou Florença. Shakespeare valorizou (e muito!) Verona, quase tudo na cidade faz menção a Romeu e Julieta, o que pode ser constatato pelo nome do hotel que escolhemos: Hotel de Capuleti!

Em Florença decidimos ficar próximos ao centro histórico. Os hotéis tambem são bem caros, mas parecem de qualidade melhor que os de Verona. Gostamos bastante do hotel que escolhemos, o Relais Modern.

Na Costa Amalfitana, optamos
pelo Hotel La Perla, em Praiano, com uma varanda com vista para o mar mediterrâneo, seguindo a dica da revista Viagem.