domingo, 14 de novembro de 2010

No berço do renascimento...

A essa altura da viagem, nossas malas já estavam lotadas e, a cada cidade, acumulávamos mais coisas. No trajeto Verona - Firenze, estávamos carregando as nossas duas malas gigantes, nossas duas mochilas abarrotadas de castanhas, queijos, chocolates, sabonetes e lembrancinhas diversas e uma outra bolsa com as duas máscaras de Veneza.

Obviamente compramos passagens para o trem de alta velocidade, mas ainda assim ficamos receosos e chegamos com antecedência na estação para podermos nos acomodar melhor.


Apesar de todo o nosso cuidado, quando entramos no trem, o mesmo já estava cheio e sem espaço para colocar as nossas malas grandes. Subimos no vagão com todas as nossas coisas e saímos andando pelo corredor procuramos nossas poltronas...


Apesar de termos escolhido na hora da compra, passagens no último banco do vagão, estávamos localizados ao final do vagão, mas com as duas poltronas do corredor do penúltimo banco e não do último, um detalhe que faz toda a diferença quando se está com muita bagagem.


A nossa sorte foi que Thiago colocou a mala dele em cima de uma das poltronas para liberar o corredor para outros passageiros e o dono da poltrona chegou, pedindo para sentar e tal... O dono da poltrona estava com a esposa e um estava na janela ao lado do Thiago e a outra no banco atrás, que é sozinho. Na hora, Thiago perguntou se ele se importava de mudar de lugar e logicamente ele não se importou, ficando ao lado da esposa no local com 2 bancos e deixando Thiago no local de um banco só, que tinha espaço suficiente para acomodarmos as nossas malas. Ufa! Deu tudo certo! A partir daí a viagem de trem foi só tranquilidade...!


Chegamos em Firenze por volta de 10h, pegamos um taxi e fomos direto para o hotel.


Nosso hotel foi uma excelente escolha... Era um do tipo relais, todo clean e moderno e com dois donos bem simpáticos.



Após nos acomodarmos, fomos andar pela cidade. Como fazia frio em Firenze! Achamos que na Toscana estaria um pouco mais quente, mas como o tempo estava bem nublado, passamos muito frio!


O hotel que nos hospedamos é muito bem localizado e logo que saímos da recepção e começamos a andar na rua, avistamos a Basilica de Santa Maria dei Fiori ao longe. Ficamos muito animados, nada como começar um passeio já avistando um ponto turístico!


Admito que a basilica parecia mais perto do que realmente era, e quando chegamos a Piazza onde a mesma se localiza e visualizamos a grandiosidade da basilica, percebemos que ela pode ser vista de muitas partes de Firenze.



Entramos na enorme basilica, onde pudemos observar as paredes, esculturas e a bela pintura da cúpula, lá em cima!



Descemos para visitar o antigo batistério e resolvemos subir a cúpula, para ver de pertinho a pintura do teto e a vista da cidade e acabamos enfrentamos nossa primeira fila para visitar atração turística na Itália... Nem mesmo no Vaticano pegamos uma fila desse jeito. A fila era longa e andava vagarosamente. O cansaço do nosso ritmo de viagem já começava a pesar e a espera foi bem desgastante.


Quando chegou a nossa vez de subir, descobrimos que tínhamos mais de 400 degraus pela frente... A subida cansa, mas aquela altura da viagem, já estávamos acostumados a subir muitos degraus e a andar muito e levamos na boa, dentro do possível. Quando a cúpula vai se aproximando a subida fica super estreita e extremamente íngrime, o que dá uma certa tensão, principalmente na hora de descer.


Lá no alto, quando estamos quase chegando ao topo, passamos por um corredor que circunda a cúpula e podemos ficar bem pertinho da pintura do teto. Linda! Lembra um pouco a Capela Sistina.



A vista 360 graus da cidade de Firenze compensa o esforço... Molto bella!



Andamos mais um pouco pela cidade, passamos pela loja da Ferrari...


... e pela tradicional ponte Vecchio sobre o rio Arno.



Firenze "respira" arte e, mesmo para quem não gosta muito de história, ou não entende muito de arte, é muito encantador andar pelas ruas e ver aquelas enormes escultura de mármore, da cidade que foi o berço do renascimento na Itália...



Ah, e as lojas de souvenir são um atrativo à parte, com mil quadros, livros e tudo mais que se possa imaginar dos artistas fiorentinos... Compramos vários itens, e ficamos com vontade de comprar muito mais!


Voltamos cedo para o hotel, pois precisávamos descansar um pouco... Ainda tínhamos muita viagem pela frente! =)


2 comentários: