terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ruínas de um palácio com vista panorâmica do lago de Garda

No dia seguinte ao Parco Natura Viva, planejamos passear no Lago de Garda.

Inicialmente alugaríamos um carro para conhecer
as cidades que beiram o lago, porque falam que as estradas tem cada vista espetacular, mas como não conseguimos alugar o carro, acabamos resolvendo conhecer o lago de barco.

Não nos arrependemos, o lago de Garda é o maior lago da Itália e é simplesmente lindo! Cada lado que se olha tem uma paisagem mais interessante
Passeio super recomendado para pes
soas de qualquer idade!

Pegamos o trem de Verona para Desenzano del Garda (uma d
as cidades que beiram o lago) e de lá, após uma pequena passegiata num frio de rachar, pegamos um barco para a cidade de Garda. O barco parou em algumas cidades para deixar passageiros antes de chegar a Garda, e cada parada era um lugar mais belo. O dia de céu azul completou a paisagem.

Em uma das cidades que o barco parou, a cidade de Sirmi
one, logo que atracamos, pudemos ver um castelo bem próximo ao cais.

Achamos muito in
teressante e mal podíamos esperar o que vinha em seguida: ao nos afastarmos de Sirmione de barco, apareceram umas ruínas bem na costa, uma paisagem linda! Ficamos encantados... De longe, as ruínas lembravam a Ilha de Páscoa...!
Seguim
os até Garda, almoçamos e passeamos um pouco.

A idéi
a inicial era ir de barco até Riva del Garda, para fazer um giro no lago, mas resolvemos pegar um barco e voltar para conhecer Sirmione, a cidadezinha que nos chamou tanta atenção.

Sirmione é uma cidade aconchegante desde o momento que o barco atraca no cais. Após poucos passos, achamos um gelato delicioso (cioccolato fondente reina! rs) e logo depois o castelo Rocca Scaligera.

O castelo em si é enorme, muito bonito, conservado e imponente, mas o melhor
mesmo é subir até o último andar e ver a vista do lago... Deslumbrante!

A gente estava descendo as escadas de uma das torres do
castelo, e um italiano de uma certa idade acompanhado de sua esposa nos parou para perguntar se o que tinha lá em cima e se valia a pena. Respondemos e tal e depois de falar que era só a bela vista, que ele se ligou que a gente não era italiano e pediu desculpas por ter perguntando! hahaha Nesta altura da viagem, a gente já estava passando até por italianos...

Após o passeio do castelo, fizemos uma bella passegiata a beira do lago,

contornando a bela península (vimos até esquilo no meio do caminho!)

e chegamos as ruínas
de um grande palacete romano chamado de Grotte di Catullo. Na chegada, muitas oliveiras completavam a paisagem!

Logo na entrada já ficamos entusiasmados, porque pela primeira vez em todos os passeios que fizemos na Itália, tinha a explicação em portugues do que eram as ruínas e tal... 1000 pontos para o Lado de Garda neste aspecto!
Andamos muito pelas ruínas... Muito bonitas e a vista então... Espetacular! Não imaginava que o lago de Garda fosse nos oferecer algo assim...
Após a visita as ruínas, voltamos ao cais, pegamos
um barco para Desenzano del Garda, refizemos a passegiata até a estação de trem e voltamos para Verona. Pensamos em jantar no "Medieval Times" que fica num parque temático localizado numa cidade próxima a Verona, mas já calejados do dia anterior, preferimos não nos arriscar em cidades que depende-se exclusivamente de ônibus. Jantamos uma bela pizza numa cantina tradicional italiana e não nos arrependemos da escolha! A noite foi de arrumação de malas, pois no dia seguinte, bem cedo, partiríamos de trem para Firenze, a cidade berço do renascimento italiano!