terça-feira, 25 de janeiro de 2011

La vita è bella!

Destinamos um dia para visitar a cidade de Arezzo.

Neste dia a Trenitália resolveu colaborar conosco e conseguimos pegar o trem que havíamos programado. Estava um vento bem gelado em Firenze quando chegamos a estação de trem, mas não imaginávamos o frio que estávamos prestes a enfrentar em Arezzo. Quando chegamos a cidade, chovia um pouco, o que piorava a sensação de frio.

A cidade de Arezzo nos surpreendeu desde o primeiro momento que chegamos e fomos ao centro de informações turísticas, pegar nosso mapa. O mapa era tão bem feito e tão lindo que antes de irmos embora, passamos lá outra vez e pegamos mais um, para trazermos para o Brasil e colocarmos num quadro.

Assim como Lucca, Arezzo é uma pequena cidade murada da Toscana. Mas apesar de pequena, é uma das mais ricas, devido a produção de jóias. Num dos locais que visitamos, encontramos uma maquete da cidade, na qual é possível visualizar as muralhas e perceber o quão pequena é Arezzo.

E Arezzo foi nos surpreendendo a cada passo que dávamos, cada local que passávamos tinha uma rua mais bonita que a outra, mercadinhos muito simpáticos, construções medievais belíssimas, igrejas, praças, parques, anfiteatro, museu...

No anfiteatro e no museu arqueológico nós optamos por não entrar... No dia anterior tínhamos atingido a nossa cota de museus e não aguentávamos mais ver nada. Queríamos apenas passear ao ar livre, descansando e conhecer a cidade seguindo os destaques do mapa... Olhamos o anfiteatro e o museu por fora, tiramos umas fotos e isso já foi o suficiente. O clima deste passeio a Arezzo era outro e precisávamos de um passeio assim. Talvez tenha sido por isso, que Arezzo tenha nos deixado ótimas recordações.

Visitamos Arezzo numa terça feira e quase não vimos carros circulando pelas minúsculas ruas da cidade. =)

Em relação aos pontos turísticos da cidade, destaque para a Piazza Grande, famosa pelo filme de Benigni, “La vita è bella”. Eu e o Thiago gostamos muito do filme e conseguimos lembrar das cenas passadas ali na praça... Muito legal!

A praça é encantadora e nós optamos por almoçar uma massa numa das cantinas localizadas lá.

Com relação ao filme, ao andar pela cidade, nos deparamos com alguma placas, com fotos dos atores durante a gravação do filme atuando no local onde estávamos passando... Muito pitoresco!

Nos maravilhamos com as belas paisagens proporcionadas pelo outono na Toscana.

Num dos locais que visitamos, tinha uma exposição bem interessante com umas esculturas e tal...

Uma das esculturas era de uma mulher, mas parecia que tinha uma pessoa dentro, de tão bem feita! Quando eu olhei, levei o maior susto! Segue a foto para vocês conferirem!

Voltamos do passeio a Arezzo revigorados e animados para encararmos no dia seguinte nossa última viagem de trem: Firenze – Napoli.

Para evitarmos aborrecimentos, compramos nossas passagens para o dia seguinte assim que chegamos na estação de Firenze e depois fomos jantar numa deliciosa cantina italiana.