segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uma visita ao balneário dos famosos

Desde o início do planejamento da viagem, a Ilha de Capri sempre esteve entre os lugares que não queríamos abrir mão de conhecer na Itália.

Nos programamos para pegar o barco para a ilha no cais em Sorrento e chegamos com uns 15 minutos de antecedência ao cais. Até pararmos o carro no estacionamento e chegarmos a bilheteria, perdemos alguns minutos. Esperamos na fila e fomos pedir nossas passagens na bilheteria com tempo certinho para pagar e embarcar para Capri. Ao perguntarmos o valor das passagens em uma das bilheterias, o atendente respondeu o valor de 2 pessoas ida e volta, mas não deixou isso claro, apenas respondendo o valor final, o que nos gerou uma certa confusão na hora, pois havíamos perguntando o valor da passagens ida e volta para 1 pessoa, ou seja: esperávamos uma resposta que daria mais ou menos a metade do valor informado. Ao ouvirmos o valor, achamos alto demais, pois tínhamos uma noção do preço. Na hora, no impulso, agradecemos e saímos da fila para pensar no que fazer. Fomos ao guichê ao lado e fizemos a mesma pergunta, e o atendente respondeu o mesmo valor que o anterior, mas nos explicou que era para 2 pessoas ida e volta. Pedimos a passagens e quando o mesmo nos informou o horário percebemos que a pequena confusão no guichê anterior, tinha nos feito perder o barco. E isso significava esperar mais de 2h no cais em Sorrento pelo próximo barco e chegar a Capri à tarde, e não antes do almoço conforme planejado.

No fim das contas, deu tudo certo, aproveitamos o tempo de espera em Sorrento para pegarmos os horários dos barcos para a ilha de Ischia (nosso destino no dia seguinte), para andarmos pelas lojinhas, para tirarmos umas fotos e para comermos uma deliciosa massa numa cantina italiana.

Ao chegarmos a Capri, nos deparamos com muitos guias turísticos vendendo os mais diversos passeios para conhecer a ilha de Capri e Anacapri e um mar azul bem clarinho, lindo!

Optamos por fazer o passeio por nossa conta, até porque tínhamos pouco tempo (cerca de 4 horas) para explorar a ilha a tempo de pegarmos o último barco com destino a Sorrento.

Compramos nossos bilhetes para o funicolare (um ônibus sobre trilhos que leva as pessoas da parte baixa da cidade a parte alta, onde se localiza o centro da ilha de Capri) e seguimos em frente!

Ao chegarmos ao alto da ilha nos deparamos comuma vista espetacular!

Admiramos um pouco a vista e fomos procurar um centro de informação turística para pegarmos um mapa e nos localizarmos na ilha. Encontramos o centro e, como estava meio cheio, pegamos o mapa e seguimos em frente, sem falar com os atendentes. Depois de algum tempo é que percebemos que o mapa estava em uma língua que desconhecíamos (algo entre o holandês e o alemão, sei lá!). Percebemos isso, mas não nos importamos muito, pois no mapa não faz muita diferença a língua, né?! Mais ou menos, foi o que percebemos ao tentar explorar os pontos turísticos mais a fundo e não entender muito bem o que era o que! Mas enfim... Thiago percebeu no mapa uma trilha que levava ao Arco Naturale e a uma Grotta e decidimos seguir esta trilha para conhecermos um pouco de Capri.

As ruas do centrinho de Capri são minúsculas e repletas de lojas de marcas famosas e com muita gente chique com seus cãeszinhos com coleiras Gucci à tiracolo! Para chegar a qualquer lugar em Capri, há muita subida e descida. Toda hora passava uma espécie de tratorzinho dos hotéis da ilha carregando malas e turistas que não tinham pique para andar a pé. Passamos pela casa onde o poeta Pablo Neruda morou um pedaço da vida...

... e também por várias casinhas brancas, cada uma mais bonitinha que a outra.

Nos afastamos um pouco do centro, sempre circundando a costa e nos deparamos com o Arco Naturale, ou Arco Natural, que como o próprio nome diz, é um arco natual, de pedra, numa paisagem de tirar o fôlego!

Do Arco Naturale, seguimos até a Grotta di Matermania. O caminho do arco até a gruta era cheio de subidas e descidas e com lugares lindíssimos!

Descemos uma escadaria gigante, depois subimos por outro lado, o mesmo tanto de degraus e mais subidas e descidas...!

No caminho nos deparamos com alunos de algum curso de desenho tendo uma aula ao ar livre. Era impressionante ver a paisagem e os desenhos dos artistas captando cada nuance daquele lugar espetacular!

Como tínhamos apenas alguma horas em Capri, após a caminhada, retornamos ao centro, andamos pelas lojinhas (todas bem caras!) e tomamos um sorvete, antes de voltarmos ao funicolare e depois ao cais onde o barco nos levaria de volta para Sorrento.