quarta-feira, 4 de maio de 2011

A cidade que o Vesúvio preservou...

Todo mundo já ouviu falar no vulcão Vesúvio, fato! Grande parte da sua fama deve-se a sua erupção em 79 d.C., quando o mesmo soterrou a cidade de Pompéia, deixando-a sob 6m de lavas após 3 dias de devastação.

Vários séculos depois da erupção do Vesúvio, começaram a ser feitas escavações e então ressurgiu a cidade de Pompéia, preservada no tempo, em cada pintura, cada escultura, cada mosaíco, cada construção, cada rua... Essa é a emoção (descritível, é claro!) de passear pela cidade que o Vesúvio destruiu e ao mesmo tempo congelou no tempo.

Começando nosso dia: Saímos cedo da Costa Amalfitana, parando apenas para abastecer num posto self service, o que levou um certo tempo pois ao contrário do que parece, não é tão simples assim abastecer o seu próprio carro, ainda mais quando vc NUNCA teve essa experiência antes! Mas enfim...

Após o pit stop, pegamos nossos mapas e seguimos rumo a Pompéia... Quando ainda estávamos na auto estrada, já avistamos o Vesúvio, especialmente imponente naquele dia, em que estávamso loucos para ver o estrago que ele tinha causado...

Fomos direto para as escavações (Pompei scavi), procuramos um estacionamento próximo e lá fomos nós rumo ao parque...

A cidade de Pompéia é enorme e foi construído uma espécie de parque no local das escavações para que os turistas possam passear pela cidade e descobrir o que o Vesúvio parou no tempo!

A impressão que a gente teve logo que comprou o ingresso e encontrou no parque, foi a de um super Campo de São Bento (é, nós somos de Nikity mesmo! rs) todo arborizado e cheio de história para contar! Nào tem muito o que escrever, as fotos são o mais perto que podemos deixar os leitores da emoção que é ver os templos, os comércios, as casas, as ruas e entender um pouquinho da sociedade daquela época. E apesar do frio, o dia estava lindo!

Pompéia tem muitas ruas e sua organização tem a ver com o tipo de atividade desenvolvida no local... Ou seja: tem o centro onde tem os muitos templos, o fórum... Tem a parte comercial (com padarias, tabernas...)... Tem a parte do cemitério e das tumbas... Tem a parte onde as pessoas de maior poder aquisitivo residiam (com casas com muitas pinturas, mosaicos e lindos jardins) e a parte mais afastada do centro, onde viviam as pessoas com menor poder aquisitivo...

A parte de achados das escavações tem vários corpos cobertos de lava vulcânica, impressionante! Tem corpos de pessoas e animais...

Para conseguirmos conhecer a cidade inteira antes do parque fechar (por volta das 18h), tivemos que dividir as tarefas, sendo assim Thiago ficou encarregado de acompanhar o mapa e nos guiar, e eu fiquei encarregada de indicar o que a gente estava vendo e contar um pouco da história de cada casa, de acordo com o guia que recebemos na entrada do parque. Muito melhor que visita guiada! Foi ótimo para treinarmos o italiano e o senso de localização (esta última parte, eu admito que fracassei! rs).

Esta foto abaixo é como se fosse um tapete de entrada da casa, mas é em pedras, formando um mosaico e a seguinte frase: "Atento ao cão".

Esta foto mostra o forno de um achado de padaria... Perfeito... Melhor do que o de muitas pizzarias aqui do Brasil! rs

Essa é a parte onde as pessoas menos favorecidas moravam, era bem afastado dos templos e do centro e estava sendo telhada para melhor conservação do local...

Algumas pinturas estão bem visíveis e são super bonitas!

Muitas figuras de animais...

Mosaicos...
A arena...

Essa pintura é da parede de um bordel de Pompéia... Tinha várias pinturas, cada uma mostrando uma posição, tipo um Kamasutra (dos tempos remotos).

À medida que ia escurecendo, a gente não conseguia ver nada, porque tinha muito pouca iluminação artificial e na entrada do parque eles faziam questão de avisar isso, para ninguém ficar perdido por lá à noite... Bom, terminamos de ver tudo (correndo um pouco no final, mas faz parte!) e estávamos famintos, pois tínhamos almoçado apenas um sanduíche dentro do parque mesmo, para perder menos tempo... Voltamos então a lanchonete para comer alguma coisa antes de ir embora e quando saímos de lá, era mais de 19h, estava tudo escuro e não enxergávamos praticamente nada... E detalhe: não estávamos muito perto de nenhuma saída do parque... Sem enxergar praticamente nada num lugar desconhecido e bem sinistro (ainda mais à noite), demos a mão e fomos andando... A nossa sorte é que o Thiago tem um bom senso de localização e uma boa memória também, porque se dependesse de mim, eu teria dormido no parque tentando achar a saída e seria encontrada somente no dia seguinte! rs

Encontramos a saída e com muito alívio fomos fazer umas comprinhas na lojinha do parque (que tinha iluminação).