segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Gente fina é outra coisa!

Muito felizes com o dia anterior, em Veneza, resolvemos visitar Milão no dia seguinte. Pegamos um trem veloz, porque estávamos cansado e chegamos na cidade em aproximadamente 1 hora. O trem Regional, que é o mais barato, levava quase 3 horas, parava em muitas estações.

Milão é a capital financeira da Itália, assim como São Paulo é no Brasil, inclusive Milão também não tem praia, rs.

Sem sair da estação de trem, já é possível pegar o metrô para os principais pontos da cidade. Se eu não me engano, em Milão existem 4 linhas de metrô, portanto é possível se locomover facilmente na cidade.

O nosso objetivo em Milão era visitar a piazza principal, Piazza dell Duomo com a sua enorme catedral Duomo, depois passear pelas ruas mais famosas em termos de compras, conhecido como quadrilátero fashion.
E claro, no final da tarde, visitar o estádio de futebol Giuseppe Meaza, no bairro San Siro.

Chegando em Milão, já entramos no metrô, que apesar de ser organizadíssimo, em termos de horários previstos dos trens e na rapidez, não é muito confortável e "bonito". As estações e os trens do metrô carioca levam ligeira vantagem nesses quesitos. O metrô já nos deixou na Piazza dell Duomo, de frente para a catedral.

O Duomo de Milão, como é conhecida a catedral gigantesca, começou a ser construída no século XIV, e levou mais de 400 anos para ficar pronta. Não sei exatamente por qual motivo demorou esse tempo todo, mas ela é belíssima, o seu tamanho é surpreendente.


Outra coisa que percebemos assim que chegamos na piazza, era o número anormal de policiais que estavam ali. No dia anterior, eu tinha lido algo na internet sobre mensagens do Bin Laden ameaçando Paris, e por um minuto pensei nesse detalhe.

Ignoramos um pouco esse fato e entramos na Duomo. O seu interior também surpreende, não chega a ser tão surpreendente quanto a basílica de St. Pietro, mas ela tem os seus detalhes interessantes. Diversos mosaicos e vitrais muito bonitos, um painel de ouro com figuras representando passagens da Bíblia e o Batistério, escavações da original basílica Duomo, do século 4.

Após visitarmos a catedral Duomo, fomos para a Galleria Vittorio Emanuele II, uma galeria comercial com as lojas mais caras da Itália, ou quem sabe, do Mundo, rs. Foi só de passagem mesmo, porque se comprássemos qualquer acessório ali, não teríamos dinheiro pra voltar pra casa. Pra ser sincero, dava pra comprar um big mac, porque tem um mcdonalds, meio que nada a ver ali dentro. Ah, e tinha uma loja da TIM também?!?!


Em compensação, ao lado da loja Gucci, tinha um "café", da própria. E outra marcas famosas italianas têm os seus próprios espaços gourmet. Muito chique, né?!?


E o número de policiais tinha aumentado absurdamente e o de pessoas também. Do nada começava um falatório alto, quando olhávamos não víamos nada, começava outro e nada da gente descobrir. Comecei a reparar pessoas com camisas de um time inglês de futebol. Aí eu fui me tocando de que poderia ter um jogo desse time inglês com o Inter de Milão. E justo um jogo no campeonato mais importante de clubes do mundo, a Liga dos Campeões da Europa. Mas é claro que isso só vai importar para os meus amigos homens que acompanham o blog, rs.

Logo depois a piazza estava tomada por torcedores ingleses, bebendo suas canecas de cerveja, brindando e cantando todos juntos, ecoando a música na praça. Lembrei logo dos Hooligans, mas o time inglês não era de muita expressão, tipo um Botafogo da vida, então fiquei mais tranquilo.

A tarde fomos para o tal quadrilátero fashion, que são 4 ruas longas com lojas de grife por sua extensão. Andávamos na rua e passávamos por Gucci, Prada, Dolce & Gabana, Armani, Prada, Gucci, Armani Casa Versace, Zara Casa, Armani Kids, Prada e envolvidod por esse ar consumidor, eis que surge uma humilde Swatch, com preços justíssimos, o resultado foi avassalador, alguns relógios na bolsa e fomos embora rapidamente dali.

Papo de homem

Antes de terminar o passeio no quadrilátero fashion um último detalhe, andando em uma dessas ruas, fiquei impressionado com um smart (aquele carro pequenino) todo preto, chapado, todo cheio de estilo. Um quarteirão depois, surge um ronco de uma Ferrari, igualmente toda preta chapada, sem brilho nenhum. O smart literalmente ficou pequeno...

O único passeio que faltava em Milão era a visita que eu queria fazer ao estádio de futebol. Só que era dia de jogo, e como era um campeonato importante, o jogo passou a ser um evento de um dia inteiro. O jogo começaria as 20h45, mas desde o momento que chegamos a cidade já respirava o jogo. Suspeitei que o estádio estaria fechado para visitação às lojas e ao museu, mas fomos mesmo assim.

De metrô, fomos ao estádio, já começava a ficar lotado e foi uma aventura. Ao chegar no estádio, o meu medo foi confirmado, fechado por causa do jogo, só abriria no dia seguinte. Se quisesse entrar, seria pra ver o jogo.
Mesmo começando tarde, pensamos em assistir a partida, mas seria loucura, pq de acordo com os horários de trem de volta, chegaríamos no hotel em Verona às 3h da manhã.


Ficamos curtindo um pouco do lado de fora, vendo os torcedores chegando em massa ao estádio e depois fomos embora. No caminho de volta uma multidão já tomada o metrô, sorte que estávamos indo contra o fluxo.


Chegamos na estação de trem com 20 minutos de antecedência do nosso trem sair. Mas devido ao tamanho absurdo da estação, não conseguimos achar a bilheteria em tempo suficiente e esperamos o trem mais uma hora.
Depois de uma dia cansativo, isso faz uma diferença...

8 comentários:

  1. Com certeza compraram uma coisinha p/ mim na Galleria Vittorio Emanuele II.
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Que meninos chiquitíssimos!!!!! Gucci, Prada, Dolce & Gabana, Armani,... Devem ter deliciado os olhos!!!! Creio que o dindim... sei não!!!!! é muito pouco para tanto "chiquê"...
    Hoje, 2ª feira, vocês já devem estar arrumando as malas pra volta. Geralmente é um sufooooooooooooco: coisinhas dentro de tênis, dentro de, dentro de... todo espaço é aproveitado e, no final, a gente ainda dá uma sentadinha na mala pra ela fechar( gargalhando, pois isso sempre acontece comigo)
    Sinto que Milão é um agito. Legal!!!!
    Meninos, beijos e saudades,
    Tia Dely

    ResponderExcluir
  3. Afinal... vocês decidiram voltar ou ir às compras?
    Decisão difícil!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que acharam a galeria pra comprar as lembrancinhas pra mamãe!!!!Rs. Mãezinha

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo, não comprem absolutamente, nada de consumismo, vcs estão aí é para passear, apenas as coisinhas que mamãe pediu, nada extraordinário; uma bolsa, um casaco, um relógio, um sapato...Ah! e tem tb aquele quadro,o perfume,os rendados, vidros .....vê se não esqueci de algo. hum...BJs Adoro vcs Mãezinha Mais Tranquila Depois de Notícias.

    ResponderExcluir
  6. Que bom! Mãezinha conseguiu notícias... Ai, ai, ai meninos!
    Já sei!!!!! A mala está muito cheia com os meus presentes! Sem problemas!!!! Aguardo ansiosamente!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Quase no fim da viagem eu apareço, hahahaha. Mas tudo bem, li os posts que faltavam hoje (após o para tudo) e me deliciei com as fotos. Depois quero vê-las ao vivo. Super bj p vcs...
    Carol

    ResponderExcluir
  8. E aí? Quero continuar com os meus comentários!!!!
    rsrsrs

    ResponderExcluir