sábado, 9 de outubro de 2010

O papa está logo ali!

Nos programamos para acordar cedo, mas o fuso ainda atrapalha um pouco (afinal são 5h a mais que o Brasil) e acabamos acordando às 9h. Era dia de visitar o Vaticano e não podíamos perder tempo, por isso nos arrumamos correndo e 1h depois estávamos chegando ao nosso destino!

Primeira parada: Tumbas papais

Muito legal o passeio e foi bastante interessante ver todos os achados das escavações (principalmente o do apóstolo Pedro) e a emoção dos fiéis junto ao túmulo do papa João Paulo II. Da visita as tumbas, ao som do canto gregoriano, saímos dentro da Basília de San Pietro! As igrejas em Roma são todas muito bonitas, mas essa Basília é magnífica! Eu fiquei muito impressionada com as paredes, com o teto, com as imagens... Colossal! E mais impressionante foi entrarmos na enorme Basílica no exato momento que estava acontecendo uma missa com o papa!

Quantas pessoas conseguem presenciar isso? Fomos ao vaticano e assistimos um pedaço de missa com papa! =)

Saímos da Basílica, compramos algo para comer e fomos direto ao Museu do Vaticano. Estava sem fila para entrar! Acho que tudo estava conspirando a nosso favor! Todo mundo fala que tem filas quilométricas na entrada...

O museu é enorme em tamanho e em acervo! Dá para passar um dia inteiro lá dentro e mesmo assim não ver tudo! São muitas salas: museu etrusco, museu egípicio, galeria dos mapas, galeria dos candelabros, galeria das tapeçarias, sala de Rafael, Capela Sistina... Numa dessas salas, achamos uma tela com La Salle, quem estudou no Abel pode conferir a foto! Rimos muito!

Achamos a visita muito interessante, porém muito cansativa... No final, a gente só queria chegar na tão falada Capela Sistina para ver o teto pintado por Michelangelo! A Capela é uma sala com paredes e tetos pintados e uma imagem de Jesus na cruz no altar. As imagens são bonitas e algumas tem tantos detalhes que mais parecem que vão sair da pintura!
Saímos do museu muito cansados, mas mesmo assim ainda tentamos subir até a cúpula para ter uma vista panorâmica da cidade, mas já eram 16:05h e só se pode subir até às 16h... Ficamos chateados por termos sido barrados, mas ao mesmo tempo reconfortados por não ter que subir 551 degraus, pois aquela altura, já não sentíamos os nossos pés de tanta dor!

Resolvemos começar o percurso de volta e no meio do caminho passamos na loja da Apple para fazer umas comprinhas e a vontade de ver tudo, somada a sensação de que o tempo passa rápido demais em Roma nos fizeram optar por visitar o Castel Sant´Angelo, mesmo muito cansados.

O castelo tem uma vista muito bonita do vaticano e de vários pontos turísticos de Roma e isso já valeu a visita e todo o esforço.