quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quem tem boca vai a Roma (e recupera a bagagem!)

Amanheceu a quarta-feira e nós tínhamos uma missão nada agradável pela frente: ir ao aeroporto retirar a bagagem na alfândega!

Para chegarmos lá, precisamos pegar um ônibus e depois um trem. O Fiumicino é distante e a Air France vai ter que responder legalmente pelo erro e o transtorno decorrente quando retornarmos ao Brasil. Mas estamos na Itália a passeio e não pretendemos nos estressar com isso!

Chegando ao aeroporto, fomos direto ao centro de informações. O cara nos mandou para o balcão da Alitália, depois fomos mandados para o balcão da Dogana (Alfândega), depois para mais um centro de informações e nada, ninguém sabia nos informar o procedimento!

Descemos e subimos, andamos de um terminal a outro, rodamos o aeroporto inteiro e depois de mais de 1h, passou uma comissária de bordo da Alitália, saindo do desembarque, e no auge do nosso desespero, fomos correndo pedir informação! Para a nossa sorte, ela sabia o que fazer e lá fomos nós para a polícia explicar o acontecido, passar pelo detector de metais, buscar a mala no depósito e passar pela alfândega.

O problema todo é que eles não entendiam como nós estávamos com a etiqueta de babagem da tal Alexandra. Eles pediam nosso passaporte e perguntavam quem era Alexandra e a gente ficava repetindo que não sabia e que tinha sido um erro no Brasil!

Por fim, após apresentarmos a chave do cadeado da mala e de falarmos coisas específicas que estavam dentro, a alfândega conferiu a mala e nos liberou.
Estávamos mentalmente esgotados, mas felizes por termos conseguido. Explicar várias vezes o que tinha acontecido (em italiano) e ficar sem saber a quem pedir informações foi muito cansativo!

Já tínhamos perdido a manhã toda e já eram 14h quando retornarmos ao hotel com a mala.

A Iuna (minha tia que mora em Sologno) tinha avisado que estaria em Roma a trabalho e nós tínhamos combinado às 16h na Piazza di Montecitorio. Nos arrumamos, almoçamos correndo e nos encontramos com a Iuna.

Ela tinha 2h em Roma com a gente e resolveu nos levar para a Piazza Venezia, Campidoglio, Foro Romano, Coliseu e Domus Aurea. O passeio foi super corrido, mas os lugares são maravilhosos.

Essa parte de Roma é indescritível! Terminamos o passeio com a certeza que voltaríamos com calma em todos aquele lugares para poder apreciar a beleza, a história, a vista, as pessoas...
Nos despedimos da Iuna e fomos a Piazza de Santa Maria Maggiore, onde tem uma igreja bem bonita (pelo menos por fora) com o mesmo nome.

Seguimos para o Termini e pegamos o metrô para o Coliseu porque queríamos saber como era a vista à noite. LINDO e ESPETACULAR em qualquer hora do dia, essa foi a conclusão que chegamos! E ainda tava rolando uma comemoração chinesa, e ele estava iluminado de vermelho e com uma mensagem em chinês. Rê ou algum amigo oriental, traduzam para a gente, por favor! rs

Do Coliseu fomos para o Circus Massimo, mas como já era noite e não tem iluminação, não pudemos ver nada. Estávamos mortos e voltamos pro hotel.