Sábado, nosso décimo terceiro dia aqui na Itália, nós voltamos para Castelnovo com a Vanna e a Glória. A viagem demorou 3h, mas dessa vez eu dormi quase o tempo todo e nem passei mal nem nada. Paramos no restaurante Funiculare (o mesmo da ida) para tomar um delicioso chocolate quente no meio do trajeto e quando chegamos em Castelnovo, a Iuna já estava nos esperando para almoçar. Comemos uma massa maravilhosa (que eu esqueci o nome, mas aprendi a receita) e depois aproveitamos a tarde na casa da Iuna, com internet para reprogramarmos a viagem.
Na foto: Thiago, Priscila, Glória, Vanna e Iuna.
Inicialmente iríamos para a Castelnovo, depois para Verona e depois para Levanto, porém a Iuna nos sugeriu que mudássemos de ordem Verona e Levanto, pois assim poderíamos seguir um fluxo e ainda irmos de carona com a Vanna e não de trem para Levanto. Aceitamos a mudança e cancelamos o hotel de Verona, mas o mesmo não tinha quarto disponível para os dias que precisávamos após a mudança... Estávamos preocupados também com a viagem de trem e com as nossas grande malas, pois não queríamos passar de novo pela experiência de trem de Roma a Reggio.
Cogitamos alugar um carro para irmos para Verona, mas tentamos conseguir um telefone de uma operadora e todas estavam fechadas no sábado à tarde. Iuna ligou para os aeroportos próximos atrás de preços e condições, mas também não conseguiu nada. Como precisávamos de respostas rápidas, pois nossa viagem era na segunda, descartamos a opção do carro.
Iuna nos sugeriu pegar emprestado o carro da Margherita, filha dela, mas ficamos com receio de acontecer alguma coisa e não aceitamos. Após muito conversar e pesquisar, acabamos optando por ir de trem mesmo, mas num Freccia Bianca (trem de alta velocidade) porque a Iuna nos garantiu que esse tipo de trem teria espaço para colocarmos as malas. Entramos no booking.com e reservamos um hotel, o San Luca, em Verona.
Essa reprogramação nos tomou a tarde toda e a Iuna já tinha um novo programa para a gente à noite: um jantar do Sci club (clube de esqui) numa cidade chamada Felina, bem próxima a Castelnovo. Fez muito frio neste dia à noite e ainda por cima começou a chover bem na hora que a gente estava indo! Mas o jantar era num lugar fechado e estava quentinho lá dentro, menos mal. Na verdade era uma reunião do clube de esqui (ao qual a Iuna, o marido e as filhas fazem parte) que tinha muito salame, pizza, torta salgada de ervas, castanhas, queijo parmeggiano reggiano e tortas doces de vários tipos... Foi nessa noite conversando sobre esqui com a Iuna que Thiago comentou que nunca tinha visto neve...
No dia seguinte, domingo, tomamos café e a Iuna nos convidou para ir a piscina! Naquele frio, nem pensar, eu respondi logo. Mas Thiago comprou a idéia e lá fomos nós para o clube... Iuna foi fazer hidroginástica e o Thiago ficou nadando na piscina... Eu fiquei no bar escrevendo um post para o blog no Ipad... Bem mais quentinho! rs
Na foto: Iuna e Thiago
Lógico que a piscina era aquecida... Na verdade tinha uma piscina bem quente, uma morna (que foi a que os dois entraram) e uma a temperatura ambiente (nem preciso dizer que essa estava fazia, né?!). Acabamos a piscina e fomos para a casa da Iuna almoçar. De lá ficamos sabendo pelo marido da Iuna que estava nevando em Passo di Pradarena, um lugar nas montanhas, a mais ou menos 1h de Castelnovo. Iuna perguntou se queríamos ir paralá. Lógico que sim, respondemos prontamente! Ela falou para pegarmos o nosso casaco mais pesado, cachecol, luva e gorro e lá fomos nós para Pradarena!
Iuna foi no carro toda feliz em "apresentar" a neve para o Thiago! Enquanto dirigia, ela ia nos contando sobre a altura que chega a neve no inverno, sobre o frio, sobre as montanhas...
Segue um vídeo da subida... (Ao fundo Iuna explicando sobre a neve)
Subimos, subimos, subimos... 1500m mais ou menos é a altura de Passo di Pradarena.
A medida que subíamos, começávamos a ver a neve branquinha nas árvores e no chão. Quanto mais subíamos, mais neve pela frente.
Por fim chegamos ao albergue e restaurante Carpe Diem... Que lugar lindo! Ao sairmos do carro (que friooo!) fomos recepcionados pelo Fausto (marido da Iuna) com uma bolinha de neve na mão falando que aquela era uma neve nova, que não era boa e tal...
Thiago foi pegar na neve sem luva... Quase congelou! rs
Tiramos umas fotos, vimos um pouquinho a neve e rapidamente entramos no Carpe Diem para tomar um chocolate quente delicioso! Pela janela do salão observávamos a neve... Muito legal!
Saímos de Pradarena e a Iuna nos levou numa fábrica de queijos para vermos a fabricação de um Parmeggiano Reggiano verdadeiro... Muito interessante e que vontade de comer todos aqueles queijos! Obviamente compramos alguns pedaços para levar pro Brasil...
Retornamos a casa da Iuna e antes do jantar ela ligou para todos os parentes que eu tenho na Itália que não tive a oportunidade de conhecer e lá fui eu desenrolando no italiano com todos eles... Mas a essa altura, falar no telefone é moleza! rs
Depois dos telefonemas, jantamos um delicioso risoto com a companhia da Chiara (a mesma que nos levou as Cinque Terre) e foi assim que nos despedimos de Castelnovo.
Voltamos para a casa da Vanna, arrumamos mais uma vez as malas e fomos dormir... estávamos chegando a metade da viagem e já tínhamos vivenciado tanta coisa boa e diferente... Só de pensar dava vontade de voltar no tempo e viver tudo de novo...
Ai....que saudade de ver a neve, fazer outro boneco de neve!!!!! Guerra de neve ...Lá se vão 15 anos!!!Parece que foi ontem...eu, ali, sem acreditar, igual a uma criança, numa alegria sem fim!!!!Posso dizer-lhes que esses momentos são inesquecíveis!!!!Curtam muito cada instante pois eles não se repetem.
ResponderExcluirQue vontade de tomar um chocolate quente, aí, com vocês!!! Que delicioso!!! Quanta água na boca!!!! Vixe, quantos queijos!!!Legal!!!Acho que vcs vão voltar com mais uns quilinhos!!!
Que a estada em Castelnovo tenha sido mui bellapra vocês. Bye e até..............com batatinhas fritas, filé, arroz e feijãozinho achocolatado!!!!Promessa é dívida. Pronto, está prometido.
Beijos, Tia Dely
só de ver esse queijos todos deu vontade de ir ai comê-los todos.
ResponderExcluirVcs esquiaram?
Pri, é bom saber que aprendeu a receita!. Meu genro continua me surpreendendo, piscina com este frio!! Quando voltarem vão poder matar as saudades pois aqui em casa, bem em frente , tb tem um Carpe Diem. rs bjs mamãezinha
ResponderExcluirFaz tempo que não apareço!!!!!
ResponderExcluirSaudades das aventuras dos pombinhos!!!!
Muito legal!!!
E aí, já marcaram o casório?
Posso comprar as passagens?
Pri e Thiago!!!!
ResponderExcluirImagino o aperto no corção de vcs agora que a viagem está próxima do fim!!!! Mas ainda vão curtir mt por aqui, pois vão reviver td de novo pra cada um que vcs contarem as maravilhas italianas q viveram!!
AMAMOSSS nosso cartão postal! Ficamos mt felizes por terem lembrado da gente nessa viagem incrível!!! Tomara mesmo q ainda façamos uma viagem dessas juntos! Seria maravilhoso!
Saudade!
Bjs,
Gabiiiii