Quando saímos de casa estava quase na hora do almoço e resolvemos alugar bicicletas para fazermos uma passeio pelas galerias de Levanto a Bonassola. Várias pessoas tinham indicado essa bela passegiata e queríamos conferir.
Bonassola é uma cidade pequenininha, bem menor que Levanto, com uma praia bem bonita, uma pracinha com uns restaurantes, uma torre com um grande relógio, uma igreja e só.
Depois do divertido passeio de bicicleta, retornamos a Levanto para almoçar. Comemos um delicioso gnocchi ao molho gorgonzola e de sobremesa crepe de nutella, delicioso!
Durante o almoço, enquanto conversávamos sobre o que fazer à tarde, resolvemos pegar o trem de Levanto (Liguria), para Pisa (Toscana). Parece loucura, mas é razoavelmente perto de trem... Levamos 1:30h no trajeto, sem contar com a troca de trem em La Spezia e chegamos em Pisa era pouco mais de 17h.
A cidade de Pisa é bem bonitinha e para chegarmos a Piazza dei Miracoli, onde fica a torre pendente e a Duomo, passamos por uma rua que parecia concentrar todas as lojas interessantes da cidade.
Mas como nosso passeio começou meio tarde, não paramos em nada, queríamos ver a torre antes de escurecer!
Quando chegamos a Piazza dei Miracoli, a primeira impressão que tivemos da torre foi que ela parece ser bem maior do que realmente é.
Andamos na praça, vimos dezenas de pessoas tentando tirar a famosa foto empurrando a torre, tiramos as fotos empurrando a torre (rs) e percebemos que de alguns ângulos ela parece ser bem mais inclinada que de outros.
É curioso ver aquela torre torta no meio da praça. Segue uma foto que tiramos do pé da torre, que dá para visualizar o quão torta ela é!
A praça, Piazza dei Miracoli, é muito bonita. A igreja Duomo é bem grande e imponente, mas nem quisemos pagar para entrar, porque tínhamos pouco tempo antes das 19h (quando fechava tudo na praça).
Compramos uns postais e o ingresso para subir na torre. A subida é muito estranha porque as escadas têm o degrau super inclinado, então enquanto a gente sobe, uma hora é meio que "jogado" para o centro, uma hora é meio que "jogado" para o lado. Na subida tem até uma placa avisando para ter atenção aos degraus, com uma figura bem ilustrativa do que pode acontecer! rs
Sem contar os degraus, demos várias voltas rodando para chegar lá em cima... Isso foi para eu pagar a língua e parar de falar que a torre não era alta! rs
Chegando lá em cima da torre, tem a vista da cidade, que é belíssima! Como o dia estava meio nublado e já estava quase escurecendo, nossas fotos não conseguiram captar a beleza da vista!
Algumas pessoas do grupo que subiu com a gente ficou com medo de ir até o último andar e dar a volta na torre, mas nós fomos e ainda ficamos brincando lá em cima. Tiramos várias fotos engraçadas, fizemos vídeozinhos...
Lá de cima, do último andar é que dá para perceber bem o quanto é inclinada a torre. Tentamos fotografar isso, mas não deu para ter a impressão real, só indo a Pisa e subindo na torre mesmo!
Quando terminamos nossa visita a torre, já era tarde, o comércio estava fechando e já tínhamos visto basicamente tudo da cidade! Fomos procurar um restaurante que tivesse wi fi para confirmarmos o hotel de Verona e atualizarmos o blog e achamos um que segundo o garçom, tinha wi fi em uma mesa apenas, a mais perto da rua. Achamos isso muito estranho e o garçom rapidamente explicou que o restaurante não tinha, mas aquela mesa poderia ter, porque o amigo dele que tem uma loja do outro lado da rua (uma delicatessen), tem wi fi e ele poderia nos passar a senha. Simples assim! rs
A essa altura, já acostumados com as coisas surreais que parecem só acontecer na Itália, sentamos na tal mesa e realmente conseguimos nos conectar com a senha do amigo do garçom e tudo caminhou bem até a hora que um carro resolveu estacionar em frente ao restaurante e bloqueou o nosso acesso a internet! Detalhe que em frente ao restaurante tinha uma faixa branca, demarcando a travessia de pedestres, mas isso não pareceu importar muito o motorista. Já que não tínhamos internet, resolvemos nos apressar para pegar o trem e retornar para Levanto.
Chegando na casa, já depois das 23h, super exautos, a Vanna nos esperava com uma tarefa... A Iuna tinha pedido a ela para anotar as medidas da janela do banheiro e a Vanna nos aguardava para ajudarmos na "operação". Estou chamando de "operação" porque realmente foi... Era só uma janela e Thiago foi medindo com a minha ajuda e a gente foi passando as medidas para ela. A tarefa da Vanna era só anotar, mas ela fazia uma confusão e perguntava de novo o que era o que, parecia o programa do Chaves! No fim das contas, Thiago desenhou a janela e colocou as medidas, porque senão a gente não ia terminar a "operação" nunca!
Mas a essa altura, já estávamos acostumados com a Vanna e não conseguíamos nem ficar chateados, só ríamos da situação. A Vanna é uma senhora de 70 e muitos anos, muito bem para a idade dela... Dirige, sabe usar celular (e inclusive mandar torpedo!) e é bem ativa...
Terminamos de medir a janela e tínhamos mais uma tarefa nada agradável... Arrumar as malas, pois partiríamos de Levanto para Castelnovo no dia seguinte pela manhã...
Que delicia de viagem!! Cara, o q foi aquela parada de chocolate q vcs foram? Acho que eu não sairia de lá NUNCA mais... Uhh lalá!! (nossa, que brega! hahahah)
ResponderExcluirPri, não sabia q vc tinha mania de roxo não! heheh
As fotos estão lindíssimas, depois quero ver td revelado! hehehe
Bjuuuuusss
A foto empurrando a torre de Pisa está ótima vai ficar para a História, não sabia que meu genrinho era tão forte!! Vai ver que foi isso que conquistou o coração da Pri. Mãezinha, Aquela que morre de saudades!!
ResponderExcluirAi, que delícia passear de bicicleta!!!!Que sensação de liberdade!!!Que maravilhaaaa!!!
ResponderExcluir( será que o bumbum e as batatas das pernas ficaram doídos?)he he he
Uauuuuu.....os queijos deixam qualquer um com água na boca!! Acho que vocês voltarão com mais uns quilinhos!!!!!
E PISA, que incrível, quanta história por trás. Até pesquisei um pouquinho:
"Acredita-se que a inclinação da famosa Torre de Pisa se deva ao facto de lá ter existido mar ou um estuário maior que o atual. O porto encontra-se sob a estação ferroviária de San Rossore. Diz a tradição que foi no Porto de Pisa que S. Pedro desembarcou para pregar o Evangelho, tendo daí seguido para Roma." Interessante, né?!!!
Saudades de vocês. Que dia chegarão aqui no Brasil?
Neste momento estou falando com a sua NONA e ela ficou muito feliz com as notícias de vocês. Ela manda muitos beijos e adorou saber das novidades. Ficou tão emocionada e surpresa com a minha ligação. Pediu pra eu ligar mais. Disse que está doida para ouvir vocês contarem tudo, ao vivo e a cores.
Beijinhos,
Tia Dely
Acho que Thiago conseguiu empurrar um pouquinho!
ResponderExcluirVc nem fez força!!!
Já está cansada!!! Nada de descanso. Nada de ficar encostada na torre. Continue desfrutando e contando td pra titia. kkkkkkk